História
A Santa Casa de Misericórdia de Colatina foi um antigo sonho da Comunidade do Norte do Estado, que teve sua construção iniciada em 1989 em terreno doado pelo Município através da Lei Municipal 3.443/1989. O percursor de sua implantação foi o prefeito Dilo Binda, que objetivava preencher o vazio assistencial do município com um verdadeiro Complexo Hospitalar, imprescindível para o sucesso do processo de municipalização da saúde.
A obra foi finalizada no ano 1991 com recursos do Governo Federal, do Município, Comunidade e da Santa Casa de Misericórdia de Vitória que até o ano 2011 era mantenedora do hospital para fins jurídicos e institucionais.
Após ser desmembrado da Santa Casa de Vitória, o hospital teve a consequente perda da Filantropia, concedida posteriormente em 2014 após estar sob gestão de uma associação privada, sem fins lucrativos, chamada “Sociedade Provedora da Santa Casa de Misericórdia de Colatina”.
No ano de 2020, o estabelecimento passou por uma ampla reestruturação, inaugurando sua Unidade de Terapia Intensiva e novos leitos de enfermarias, ampliando em aproximadamente 70% sua capacidade instalada.
A história de solidariedade do Hospital Santa Casa de Colatina decorre por mais de três décadas, permanecendo como parte integrante e indispensável à organização médico-social e sanitária, cuja função básica consiste em proporcionar assistência interdisciplinar de forma integral, através de parcerias públicas e privadas, atuando ainda, como parceiro e suporte da saúde pública.